top of page
Buscar

Com experiência e paixão pelo esporte, Fabrynn Coimbra comanda a AMBM rumo à valorização do basquete master

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • 6 de abr.
  • 3 min de leitura

Fabrynn Coimbra é mãe, advogada com 24 anos de experiência e líder jurídica em um grande escritório de São Luís. No esporte, sua trajetória começou aos 13 anos, quando foi treinada pelo professor Paulo Tinoco e conquistou o tetracampeonato dos JEMs pelo Colégio Dom Bosco.

No basquete master, foi peça fundamental na formação de um time feminino, resgatando ex-atletas e incentivando a modalidade. Em competições nacionais, sempre exerceu papel de liderança dentro e fora de quadra. Como atleta, coleciona títulos expressivos, sendo bicampeã brasileira master e tricampeã Norte-Nordeste.

Sócia fundadora da AMBM desde 2018, Fabrynn assumiu a presidência da associação em 2024 com o compromisso de fortalecer o basquete master maranhense, pautando sua gestão na transparência e no benefício dos associados. Nesta entrevista ela fala da sua trajetória no esporte, sobre a condução da AMBM e projetos futuros.


Para começar, explica pra gente: o que é a AMBM?

Fabrynn - A AMBM é a sigla de Associação Maranhense de Basquete Master. Somos uma associação cujo objetivo principal é reunir atletas master que tenham o mesmo propósito: utilizar o basquetebol como esporte, forma de promoção da saúde, bem-estar e competitividade saudável, fomentando, em especial, a amizade e o amor pelo basquete. A AMBM tem a chancela da FBBM – Federação Brasileira de Basquete Master.


Como é estar na presidência dessa associação?

Fabrynn - A associação é relativamente nova. Foi fundada em 2018 por um grupo de atletas mulheres que buscava o fortalecimento do esporte, principalmente do basquete feminino maranhense. Estar na presidência, nesta gestão, significa, antes de tudo, um compromisso com a continuidade desse fortalecimento — não só do feminino, mas também do basquete master em geral, desde os mais experientes até os "masters de primeira viagem". O amor ao esporte supera qualquer dificuldade, como a falta de tempo, por exemplo. Mas conto com uma diretoria forte e unida para que possamos fazer uma boa gestão e continuar levando o nome da nossa associação ao melhor cenário nas competições.



Como foi a organização das equipes para o Norte/Nordeste?

Fabrynn - Começamos com uma organização direta com os coordenadores das categorias, realizando reuniões com eles e com a diretoria. A filiação de novos associados está sendo um divisor de águas dessa gestão. É a primeira vez que a associação promove filiações, mensalidades e oferece benefícios aos associados. Para que a associação consiga promover eventos e garantir espaços de treinamento, é necessário que os atletas se associem.


Esta é a maior representação que o estado já teve?

Fabrynn - Para o campeonato Norte-Nordeste sempre conseguimos levar um bom número de times e atletas. Neste ano, estamos levando cinco categorias e aproximadamente 50 atletas.


A associação recebe algum incentivo para levar o nome do nosso estado nessa competição?

Fabrynn - Financeiramente, não. Todas as despesas são custeadas pelos próprios atletas e também por meio de patrocinadores. Em alguns anos, já conseguimos locais de treinamento nos ginásios do Estado, mas ainda enfrentamos grandes dificuldades quanto a isso, devido à escassez de ginásios disponíveis.



Fala um pouco da tua trajetória no basquete.

Fabrynn - O basquete sempre foi um grande amor. Comecei a treinar aos 13 anos. Joguei diversos campeonatos em São Luís, representando a escola e o clube, e também participei de competições fora. Aos 15 anos, integrei a seleção maranhense de basquete (JEBS) e, na faculdade, disputei os JUBs, com competições locais e interestaduais.

Já no master, desde 2016, faço parte dos times do Maranhão, participando de competições de clubes e campeonatos nacionais. Atualmente, tenho títulos nacionais no master: sou tricampeã brasileira e tricampeã Norte-Nordeste. No momento, estou acumulando as funções de jogadora e gestora, que, apesar do trabalho, é muito motivador e compensador.


Qual a importância do movimento master?

Fabrynn - A melhor definição do desporto master é a possibilidade de qualquer atleta, independentemente do nível técnico, participar das competições. Isso é fantástico, porque não necessariamente apenas os excelentes esportistas na juventude serão atletas master no futuro. O movimento master faz tudo acontecer em nome da superação pessoal, da saúde e da diversão entre amigos e familiares.

Eu resumiria dizendo que o movimento master, além de um evento competitivo, é um agradável encontro social, que gera as melhores memórias dessa fase da vida.


Quais são os seus projetos futuros?

Fabrynn - Os melhores possíveis: promover competições, espaços fixos de treinamento e eventos, parcerias com a rede privada e pública e projetos de lei de incentivo ao esporte.

Os líderes do basquete aqui precisam se unir . Hoje, eu estou presidente e amanhã estarei apoiando o próximo presidente da gestão seguinte e continuarei trabalhando pelo basquete master. Infelizmente aqui as lideranças são desunidas, só querem fazer acontecer e apoiar os projetos se forem eles a liderar e estiver à frente . É algo que precisa ser modificado. Um verdadeiro líder apoia também outras lideranças .E é por isso que a AMBM está apostando e valorizando lideranças novas no basquete pois acreditamos que o movimento master permite tudo isso .

 
 
 

Comments


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page