top of page
Buscar

Enem dos Concursos: veja como acessar o cartão de confirmação com os novos locais de prova

  • Foto do escritor: Pra Começo de Conversa
    Pra Começo de Conversa
  • 7 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

 




 O Ministério da Gestão divulgou nesta quarta-feira (7) o cartão de confirmação de inscrição do "Enem dos concursos". O documento mostra o endereço onde cada candidato fará o exame no dia 18 de agosto.

 

  Segundo o governo federal, os candidatos foram distribuídos em locais de prova em 228 cidades , levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

  

 O documento também tem informações como o número definitivo da inscrição, os horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.


COMO ACESSAR - Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.


Após emitir o cartão, os candidatos devem conferir se o município que indicaram no ato da inscrição, para participarem da prova, está correto. Desde o dia 9 de fevereiro, não é mais permitido mudar o cidade de realização do exame.

 

Porém, "se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante, é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção”, afirma Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso.


  Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

 

 O Ministério da Gestão também recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.

 

 Além disso, os candidatos receberão duas folhas para anotação das respostas: uma para as provas no período da manhã e outra, à tarde. Elas serão uma espécie de rascunho do cartão de respostas, com o número exato de questões de cada turno.


Além disso, segundo o ministério, aqueles que desejarem levar para a casa as folhas com as anotações deverão aguardar até os últimos 30 minutos de prova. 

 

O Concurso Público Nacional Unificado


 Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no "Enem dos concursos", como ficou conhecido o Concurso Nacional Unificado (CNU). Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.

 

  O concurso inédito acontecerá no dia 18 de agosto. Inicialmente, o exame seria aplicado em 5 de maio, mas foi adiado dois dias antes por causa da chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.

 

 Todos os candidatos farão as provas em dois turnos. De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, e, à tarde, questões de conhecimentos específicos.

 

 O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.

A lista final de aprovados no CNU será divulgada no dia 21 de novembro. Já a convocação para posse deve começar em janeiro de 2025 (veja o cronograma atualizado ao fim da reportagem).


Fonte: G1

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments


©2022 por Pra Começo de Conversa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page