Penha participa de manifestação pelo Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
- Pra Começo de Conversa
- há 21 horas
- 2 min de leitura
O vereador Raimundo Penha participou, n

a quarta-feira (02), de uma manifestação em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, realizada na Praça Deodoro e promovida pelo grupo Mães Atípicas.
“Eu sei da importância dessa pauta. O mundo todo hoje para para refletir sobre essa data, não para comemorar, mas para pensar onde chegamos e o que queremos. Quero parabenizar vocês por estarem aqui, mesmo com as dificuldades diárias”, enfatizou Penha.
O ato teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçar a importância da inclusão e cobrar melhorias no atendimento às pessoas autistas e suas famílias. Entre as principais reivindicações estão a ampliação do atendimento no Centro de Reabilitação, a criação de uma Casa de Apoio para Mães Atípicas e a garantia de prioridade no atendimento.
Durante a manifestação, Raimundo Penha destacou a importância do debate e reforçou seu compromisso com a causa. O parlamentar é autor da Lei nº 7.649/2024, que amplia o acesso à gratuidade no transporte público para mães de pessoas com deficiência, garantindo mais dignidade e mobilidade para essas famílias.
“Esse avanço que conseguimos com a gratuidade no transporte público foi uma conquista de vocês. O projeto foi elaborado por vocês, mães atípicas, que trouxeram essa demanda até nós, e eu tive a honra de ajudar a transformar isso em realidade”, afirmou o vereador.
Maruschka Aguiar destacou a importância do Dia da Conscientização do Autismo, ressaltando que a luta é por direitos e inclusão.
“Hoje estou aqui, primeiro, pelo Dia da Conscientização do Autismo, mas também para dizer que a causa não deve ser lembrada apenas hoje, e sim o ano inteiro. Estamos aqui para reivindicar mais terapias, acolhimento para as mães e melhores condições para os autistas”.
Maruschka expressou gratidão pelo apoio do vereador Raimundo Penha, mencionando sua sensibilidade à causa e ações concretas, além da criação da lei do passe livre para mães de PCDs.
A manifestação reuniu mães, familiares e apoiadores da causa, que reforçaram a necessidade de mais políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas autistas.
Comments