São Luís ganhou, no último sábado (7), mais um marco na mobilidade urbana com a entrega do Complexo do Elevado da Cidade, localizado no bairro Tirirical, região do Aeroporto Marechal Cunha Machado.
Além de melhorar o trânsito de uma das regiões mais movimentadas da capital, a obra se destaca como o mais novo cartão-postal da cidade, embelezando e valorizando a entrada de São Luís. As obras foram lideradas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT).
A entrega do Complexo do Elevado da Cidade marca uma nova etapa no desenvolvimento urbano de São Luís. A obra não apenas resolve gargalos históricos no trânsito, mas também promove inclusão e modernização, ao oferecer soluções bem planejadas.
Embora o tráfego no elevado estivesse totalmente liberado desde 8 de setembro, em tempo recorde — apenas cinco meses após a assinatura da Ordem de Serviço que autorizou o início das obras —, a entrega completa do equipamento, que inclui paisagismo, drenagem profunda do entorno e um moderno Terminal Multimodal, foi oficializada neste sábado, marcando a conclusão integral do complexo. Ao todo, foram sete meses nas duas etapas.
Durante a inauguração, ao lado da primeira-dama Graziela Braide, da vice-prefeita Esmênia Miranda e do seu secretariado, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância do projeto para a cidade.
“São Luís é a décima quinta maior cidade do país e merecia um espaço como esse, para que todo mundo tenha orgulho de dizer que mora na cidade. Uma obra feita 100% com recursos da Prefeitura. O dinheiro dos impostos da população está sendo bem investido. Além disso, esta obra não é apenas uma infraestrutura viária, é uma transformação urbana que reflete o compromisso da nossa gestão com a melhoria da mobilidade e a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade. São Luís agora conta com um espaço funcional, seguro e que também representa nossa capital como um cartão-postal para quem chega”, disse o prefeito, anunciando em seguida, a construção do Elevado da Forquilha que já está com o projeto sendo desenhado.
Intervenções
Com uma área total de 4.872,36 m² e investimento de mais de R$ 30 milhões, o elevado traz soluções inteligentes para o trânsito da região, facilitando o tráfego entre as avenidas Guajajaras e dos Franceses, além de agilizar o acesso à BR-135, eliminando cruzamentos que antes provocavam congestionamentos, principalmente nas proximidades do Aeroporto.
Além da construção do elevado, diversas intervenções foram realizadas na área para melhorar ainda mais o trânsito e acomodar os diferentes modais de transporte.
Fonte: Secom/ prefeitura de São Luís
Comments