top of page
Buscar
  • Foto do escritorPra Começo de Conversa

Prefeitura de Timon garante cuidados especiais à saúde das pessoas em situação de rua


A Prefeitura de Timon tem colocado em prática uma iniciativa voltada às pessoas em situação de rua. A Secretaria Municipal de Saúde tem disponibilizado atendimentos itinerantes através do Consultório na Rua. Desde o início da execução do projeto, em maio deste ano, cerca de 600 atendimentos foram prestados em diversas regiões da cidade.


As consultas são feitas por uma equipe multiprofissional, com médico, enfermeira, técnica em enfermagem e assistente social. Os pacientes que precisam de um atendimento mais completo são encaminhados aos hospitais pelo SAMU, ou podem ser direcionados ainda à rede de proteção social.


"Em regra, nós verificamos a pressão arterial, glicemia, fazemos curativos, entre outros procedimentos. Para o trabalho na parte social nós temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e encaminhamos para as unidades que podem recepcionar essas pessoas”, explicou a coordenadora do Consultório na Rua, Aline Fonseca.


Nas consultas são realizados testes para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e aplicação de vacinas. “Nós fazemos testes rápidos para HIV, hepatite C, hepatite B e sífilis. Nós também oferecemos vacina para a gripe, covid e tudo o que a Secretaria de Saúde tem a disposição”, detalhou o médico da equipe, Dr. Lúcio Alberto Monteiro.


A atuação se estende a área odontológica com a distribuição de kits de higiene bucal e encaminhamentos para atendimentos mais especializados, com direito até a confecção de próteses dentárias.


“Esses pacientes em situação de rua são referenciados para cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com vagas exclusivas para esse tipo de atendimento. Eles podem ser referenciados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) caso precisem de próteses”, informou a enfermeira Marcélia Marques.


O resultado do trabalho humanizado, e mais próximo das pessoas em situação de vulnerabilidade, tem alcançado reconhecimento junto à população. “A importância desse trabalho é grande porque as pessoas em situação de rua são esquecidas. A maioria passa necessidades fisiológicas e alimentares”, avaliou a moradora de Timon, Daniela Oliveira.


Fonte: Ascom/ Prefeitura de Timon

7 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page